sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

AVATAR DO INDESCRITIVEL AO INIMAGINAVEL.




“Avatar” marca um curioso e estranho encontro. É a vanguarda da tecnologia oposta ao lugar-comum de um modelo narrativo que há décadas e décadas é ruminado por filmes de ficção-científica e fantasia. Se você espera por uma história empolgante e surpreendente, esqueça. Tudo parece não passar de um pretexto para nos apresentar a uma nova forma de fazer e ver cinema. É quase como estarmos diante do experimento vencedor de uma feira de ciências.

Cameron tem um coração bom, disso não há dúvida. Ele faz um filme com uma mensagem ecológica, com os pés fincados em questões ambientais que são discutidas hoje. Este não é o problema de “Avatar”, mas, sim, o tempo que Cameron gasta se arrastando sobre clichês que enxergamos de longe. Você sabe exatamente o que virá em seguida, seja na história de amor embutida na trama de guerra, seja no resultado desse combate entre homens e aliens no exótico planeta Pandora - que nós, claro, estamos colonizando. É uma história pronta, encomendada, para não dizer preguiçosa. Perceba que Cameron nem perde muito tempo explicando porque o homem foi até aquele planeta ou o que aconteceu com o nosso. Além de isso ser óbvio, não interessa a Cameron. E isso talvez seja um ato nobre por parte do cineasta.

Acredito que todos os comentários são sempre pelo lado positivo, pois a superação por parte de Cameron foi extraordinária,quando estava ao ver as belíssimas imagens,apenas duas palavras me veio a cabeça, inimaginável e indescritível, tanto que resolvi assistir em 3d,pois mesmo vendo duas ou três vezes ,ainda assim o expectador extrairá novas mensagens e terá a grata satisfação no que irá presenciar,simplesmente indescritível e inimaginável.

Jayesh Junior, especial para o blogger.

www.twitter.com/dinelzirio

Nenhum comentário: