sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PARCERIA COM EMPRESAS E PREFEITURA,GERA PROJETO AMBIENTAL E ECOLÓGICO EM BH/MG.
















O Jardim Zoológico de Belo Horizonte foi fundado em 25/01/1959, durante o governo municipal de Celso Mello Azevedo e, a partir de 1991, passou a fazer parte da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte.Antes de ser construído onde se localiza atualmente – no complexo arquitetônico da Lagoa da Pampulha (projetado por Oscar Niemeyer) –, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte estava previsto para ser no local onde funciona, atualmente, o Minas Tênis Clube I. Esse projeto não foi aprovado na época e, como a área da Pampulha estava sendo utilizada como um clube ou campo de golfe, o Zoológico foi sediado no Parque Municipal que, durante algum tempo, funcionou como um pequeno zoológico, com exposição de algumas aves...Mais tarde, a área da Pampulha, segunda maior área verde pública de “BH”, com quase 1,5 milhão de metros quadrados, foi destinada à construção do zoológico... Mesmo depois de inaugurado, as construções e reformas do zoológico eram realizadas com poucos recursos e o plantel de animais era mantido através de doações... Hoje, a Fundação é a entidade responsável e que administra o Jardim Zoológico, o Jardim Botânico e o Parque Ecológico Francisco Lins do Rego, da capital mineira. O Zoológico é um dos Departamentos da Fundação – a qual integra a administração indireta da Prefeitura de Belo Horizonte. Além de algumas interessantes seções como a de Aves e Mamíferos, o Zoológico possui uma estrutura que conta com Hospital Veterinário, Fazenda Educativa e seções de Nutrição, Enriquecimento Ambiental e Condicionamento Animal. Com espaços para desenvolver atividades educativas e de entretenimento, como a Casa de Educação Ambiental, Casa de Répteis e o Borboletário (Foto ilustrativa acima.) O Zoo tem um jardim japonês, inaugurado recentemente por causa do centenário da imigração... Várias reformas foram realizadas em recintos como do rinoceronte, hipopótamo, praça das aves, gorila, elefante e girafa. O Hospital Veterinário passou a ter uma boa estrutura para desenvolver a medicina veterinária preventiva e curativa.
“A educação ambiental é imprescindível para garantir um futuro saudável, em harmonia com o meio natural. Dentro dessa perspectiva foi criada a Ecolojinha, através de uma parceria entre a Fundação Zoo-Botânica e Fundação Biodiversitas. A Ecolojinha tem o objetivo de colaborar com projetos para sensibilização ambiental e está sempre pronta a disponibilizar produtos criativos e de grande interesse aos amigos da natureza.” – Texto da embalagem de alguns produtos da Ecolojinha (cujo logotipo é uma pegada de bicho).
A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte inaugura em março Aquário do Rio São Francisco com a presença do prefeito Marcio Lacerda e de várias autoridades. A obra, que custou cerca de R$ 5.500.000,00 (cinco milhões e quinhentos mil reais), promete ser mais uma grande atração da capital mineira ao oferecer a oportunidade de estudos sobre a biologia, a criação e a manutenção de peixes em cativeiro, além de representar mais uma opção de lazer, turismo e cultura para os belo-horizontinos.
A atração objetiva realizar estudos sobre a biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro e proporcionar mais uma opção de lazer na capital. Ele se dedicará à conservação da vida aquática, por meio de exibições dos ecossistemas e sua interpretação, educação e pesquisa visando assim agregar projetos arrojados e sustentáveis nesta tão cosmopolita e acolhedora capital Mineira.

www.twitter.com/dinelzirio - Especial para o blogger.

Nenhum comentário: