Através de toques altamente especializados, profundos e precisos, o profissional de Rolfing® elimina as tensões e encurtamentos musculares que causam as dores, alteram a postura e dificultam os movimentos. O rolfista também ensina o cliente como usar melhor seu corpo para não sobrecarregá-lo durante as diferentes atividades físicas.
Ida P. Rolf nasceu em Nova York em 1896, frequentou o Barnard Collegee se formou em 1916, no meio da 1.a Guerra Mundial. Como muitos homens estavam na guerra, ela teve a oportunidade impar para aprofundar seus estudos. De 1920 a 1932, Ida P. Rolf trabalhou no Rockfeller Institute como uma das principais pesquisadoras em Quimioterapia e Química Orgânica, chegando à categoria de Associada, um grande feito para uma mulher jovem naquela época.
Recebeu o título de Ph.D em Química Biológica pela Universidade de Columbia em 1920. Em 1927, estudou Matemática e Física Atômica na Universidade Técnica Suíça, em Zurique, e Medicina Homeopática em Genebra, além de se aprofundar em medicina quiroprática, osteopatia, ioga e outras técnicas durante a década de 40, através do trabalho científico e das descobertas intuitivas que realizou com pessoas cronicamente incapacitadas, Ida começou a desenvolver o trabalho que viria a ser conhecido como Integração Estrutural. Nos 30 anos seguintes, dedicou-se a desenvolver a técnica - Rolfing® - e seu programa de treinamento. Durante os anos 50, sua reputação espalhou-se pelos Estados Unidos, e as aulas de Rolfing® passaram a atrair cada vez mais alunos e publicações especializadas. Logo, a necessidade de uma organização formal tornou-se evidente. Em 1967, a primeira sede do Rolf Institute foi criada informalmente em Boulder, no Colorado.
Até sua morte, em 1979, Ida Rolf dedicou sua vida ao Rolfing® formando profissionais, planejando projetos de pesquisa, escrevendo, publicando e fazendo palestras públicas. Ida acreditava no Rolfing® como uma intervenção direta sobre a evolução da espécie humana. Não estava interessada em curar sintomas. A relação adequada com a gravidade se encarregaria disso. Ela queria criar seres humanos mais fortes e seguros, conscientes de que o equilíbrio energético é a chave para uma vida de bem-estar físico, mental e espiritual. "O corpo precisa alongar-se, equilibrar-se: um corpo equilibrado fará surgir um ser humano melhor. Ida P. Rolf”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário