Atualmente fala-se muito em paradigma, como mudá-lo, mas o que enfim é um PARADIGMA?
Por definição pode-se dizer que paradigma é a maneira como você olha para o seu mundo, de como o vê e sente, qual é a sua referência em relação a algo, quais são as suas crenças para determinado assunto.
Os paradigmas podem levá-lo a ser um ser humano de sucesso ou de fracasso. Basta olhar para dentro de você e perguntar como você cria os seus pensamentos. Se você acredita no seu poder pessoal, tem uma boa auto–estima e, por exemplo, diz a você mesmo: EU POSSO pular de pára-quedas, com certeza, isto facilitará imensamente seu salto. No entanto, se dentro de você houver dúvida, medo, e você disser a você mesmo: Saltar de pára-quedas é impossível para mim, estará determinando o seu próprio fracasso.
Nestes dois casos a sua determinação é que vai definir o resultado, que poderá ser positivo ou negativo.
O seu inconsciente, em ambos os casos, irá fazer de tudo para protegê-lo e buscará a melhor resposta para satisfazer o seu desejo e preservar a sua integridade.
Diante dos fatos é necessário que você saiba exatamente o que está pensando, pois seus pensamentos vão determinar o que você é.
Você pode, por meio dos seus pensamentos, sentir-se para baixo, deprimido, fracassado ou pode sentir-se para cima, com sucesso, com atitudes de certezas, de poder.
Necessário se faz olhar para dentro de você e perguntar: o que os meus paradigmas estão fazendo comigo? Eles levam-me ao sucesso ou ao fracasso?
A partir do momento que você toma consciência do fato, a mudança interna começa a ocorrer e aí você pode se modificar.
Por exemplo: se o seu paradigma é de que para você descansar precisa de oito horas de sono, caso não consiga dormir o tempo estabelecido, irá se sentir cansado, mas, se você experimentar a mudança de paradigma para o mesmo fato: dormir pouco me faz sentir mais produtivo, então irá se sentir muito melhor.
Os paradigmas pessoais negativos fazem com que nos sintamos limitados e os positivos nos levam a acreditar no que há de melhor dentro de cada um de nós.
Um paradigma de quem diz “EU POSSO”, “EU FAÇO A DIFERENÇA” é altamente fortalecedor.
Criam-se paradigmas em relação a tudo: família, trabalho, filhos, sociedade, dinheiro... Existe a tendência de julgar as pessoas e a vida em geral em função dos paradigmas internos de cada um. É por isso que ocorrem as diferenças entre as pessoas, a maneira de agir e reagir, de pensar, de se comportar diante dos acontecimentos. Diante de um mesmo acontecimento, pessoas reagem de forma diferente.
Para que ocorram as grandes mudanças na vida é necessário rever os seus paradigmas, analisá-los e depois propor qual será a mudança mais adequada.
Quando existem desencontros entre os seres humanos, possivelmente o que ocorre é que as pessoas que estão se relacionando têm paradigmas diferentes e em função disso surgem os atritos, as divergências, os comportamentos conflitantes.
Perguntas interessantes a serem feitas a você mesmo, para que possa saber qual é o seu propósito na vida, são: qual é o meu maior desejo nesta vida? Por quem ou pelo que sou fascinado? No que eu penso com maior insistência na vida? Aquilo que for o mais importante será o seu maior paradigma, será o seu centro vital, será por ele que você irá lutar, sentir prazer, dar um significado a sua vida.
A partir do momento que você reconhece os seus paradigmas, sua mudança será mais eficaz e você poderá, num curto espaço de tempo, tornar-se o senhor de sua própria vida, aquele que é capaz de saber que o poder de decisão é seu.
Afirmações imprecisas de pessoas famosas, que quando foram ditas ou escritas, tinham uma conotação de verdade. Hoje houve a mudança de paradigma.
“O homem nunca chegará à Lua, independentemente de todos os futuros avanços científicos” - Dr Lee de Forest, inventor da válvula de Áudio e “pai” do Rádio - 25 de Fevereiro de 1967;
“Aviões são brinquedos interessantes, mas não têm valor militar” - Marechal Ferdinando Foch - Estrategista militar francês e futuro Comandante na Primeira Guerra Mundial - 1911
“A Terra é o centro do Universo” -Ptolomeu, o grande Astrônomo Egípcio –Séc II
“Tudo o que podia ser inventado já foi inventado” - Charles H. Duell - Oficial do Departamento de Patentes dos EUA -1899
Suely Souza Lima é Psicopedagoga, Psicodramatista, Master Practitioner em PNL, e Treinadora da Opendreams Consultoria Comportamental. Este seu artigo foi publicado em opendreams.com.br. Contato: shu@opendreams.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário