quinta-feira, 18 de setembro de 2008

E - MAILS : CONTEÚDOS EXPLOSIVOS


Nos últimos anos, o e-mail revolucionou as relações de trabalho nas empresas. Mostrou-se o mais barato e eficiente meio de comunicação entre funcionários e filiais, clientes e fornecedores. Mas como toda ferramenta que é prática, passou a ser usada de forma abusiva. Os spams são a maior prova disso.
Mas além dos spams, o mundo corporativo exige que se tome um cuidado ainda maior com o que se escreve nas mensagens para colegas, colaboradores e principalmente o chefe. Pois tudo o que você escrever (e, portanto, deixar registrado) poderá ser usado conta você.
Verdade é que o e-mail, por ser tão prático, transformou-se na maneira mais fácil e rápida de se fazer alguma bobagem no ambiente de trabalho. Ou seja, se você está escrevendo uma mensagem que não quer que seu chefe, ou algum colega, leia, simplesmente, o melhor é não a enviar. Imagine que tudo o que você escreve numa mensagem pudesse ser publicado num jornal. Portanto, tenha cuidado ao redigi-la e a releia atentamente antes de enviá-la. Pergunte-se se o texto lhe parece bom.
Por outro lado, o e-mail pode ser um inimigo de um profissional mau-caráter. O motivo é óbvio, se ele quiser contar alguma mentira ou tentar enganar alguém utilizando o e-mail como ferramenta, a sua falta de ética será devidamente documentada.
Claro que há uma série de outros tipos de e-mails que não farão com que você se sinta como um criminoso. Podem até ser ingênuos, mas causam estragos enormes na sua imagem profissional.

Confira abaixo cinco tipos de e-mails que você nunca deve enviar no trabalho:
1 - Bronca
Se você tem de criticar algum funcionário ou colaborador, faça isso pessoalmente, não por e-mail. Chame-o para uma sala reservada e diga o que tem para dizer, da forma que achar necessária, contanto que seja tête-à-tête. Pois se você escrever o que acha num e-mail, não terá como controlar a situação depois, não irá acompanhar as reações do funcionário e não poderá eventualmente baixar o tom, caso ele (a) se abale muito com sua bronca. Outro problema: se você der a bronca por e-mail, a pessoa poderá guardar a mensagem durante semanas na caixa de entrada, e relê-la sempre que tiver vontade de reavivar a raiva que sente por você. Quando se conversa pessoalmente, tem-se a possibilidade de resolver os conflitos, sem ressentimentos.



2 - Mea culpa
Nunca deixe documentada as suas falhas. Se você tem de assumir que algum projeto seu ficou mal feito, fale pessoalmente com o chefe. Nunca mande um e-mail assumindo os seus erros, pois ele pode “correr” por todo o escritório. Quanto mais documentado você deixa o seu erro, mais rapidamente ele será descoberto pelos colegas de trabalho. Este é um assunto a ser resolvido exclusivamente entre você e seu chefe.



3 - Cópia oculta
No mundo corporativo, o recurso da cópia oculta normalmente é usado por pessoas inseguras ou manipuladores. Mesmo quem é assim, ao enviar uma mensagem com cópia oculta para um terceiro estará revelando a ele essa característica. O destinatário oculto pode interpretar que, assim como ele, outros podem estar lendo o e-mail, causando um mal-estar no ambiente. Se você já se sentiu tentado a usar este recurso, antes de enviar a mensagem pergunte-se se é mesmo necessário. Afaste-se por uns minutos de sua mesa, dê uma volta e reflita se não é melhor encarar o problema (e as pessoas envolvidas) de frente, e enviar uma mensagem mais honesta.



4 - Piadinhas
Mesmo que você tenha recebido uma piada muito engraçada por e-mail, controle seu ímpeto e não a envie aos colegas. Por que deixar que os outros saibam que você perde seu tempo no trabalho recebendo piadinhas por e-mail? Afinal, você deveria estar trabalhando. Piadas são uma forma de descontrair o ambiente, aproximam as pessoas, mas um e-mail é um jeito impessoal e na maioria das vezes inoportuno de contá-las. Um spam não vai aproximá-lo de quem interessa e, além disso, se a piada for idiota, essas pessoas podem achar que mais idiota ainda é quem a enviou – ou seja, você. Seria uma espécie de networking às avessas.



5 - E-mails de despedida
É absolutamente compreensível que alguém que saia do emprego envie uma mensagem de despedida às pessoas com quem trabalhou. Afinal, mesmo que tenha ficado apenas alguns meses na empresa, foi um tempo de convivência diária, muitos almoços, happy hours, algumas amizades. Mas não se justifica que todos os funcionários da companhia recebam a mensagem. Pois aqueles que nem sabem quem você é irão ficar irritados ao receber o e-mail, por mais emotivo que ele seja.



De certa forma, enviar um e-mail é como escolher pela manhã a roupa que se vai vestir: é uma forma de se administrar a percepção que os outros terão de você. A única diferença é que, se você usa uma roupa horrorosa, à noite você dá um fim nela e nunca mais a usa. Já um e-mail equivocado irá se propagar pela Web e, para tristeza de quem o enviou, poderá ter vida eterna.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, sou eu de novo. Adorei esse seu artigo sobre e-mails. Ele precisa ser divulgado.O blog é o melhor recurso para isso. Vou indicar seu blog para várias pessoas. Como faço para enviar só esse texto para outras pessoas?
Um abraço
MARLUIZA