sábado, 20 de setembro de 2008

MODELOS DE GESTÃO, NOVOS RUMOS NO PERFIL PROFISSIONAL.




Caros leitores,estive na semana culturaL da faculdade ,entre algumas palestras assistidas uma delas,foi de suma importância,o consultor de RH Luciano orosco esteve divulgando seu novo livro e demonstrou uma sensibilidade digamos,de carater educacional,então resolvi contribuir de alguma forma buscando mais informações e acrescentei estas abaixo citadas,referente ao de novo perfil profissional,uma das mudanças que o escritor e palestrante referiu-se e foi efusivo e claro e de total acordo deste autor para os estreantes e inseridos neste novo contexto faz se necessário que afeminamos um pouco mais,explica ele,as mulheres tem quase 78% maioria nos cargos corporativos e de liderança,portanto o comando é delas,nada mais justo que caminhemos para esta mudança,óbvio que não é para mudarmos de opção ou orientação sexual,apenas perceber alem dos nossos próprios olhos,que a intuição e perspicácia são meramente feminino e muitas vezes tais observações nos falta,esta sim foi uma das situações que foram muitissimo bem colocada pelo escritor e consultor durante sua passagem pelo auditório.Enfim minha contribuição aqui é para reflexão e mudanças de atitude em frente a vida e ficarmos atento as novas perspesctivas de um melhor futuro e comportamento adequado.


O Novo Perfil Profissional



Dentro do processo de globalização podemos citar que as pessoas deverão estar mais preparadas para assumirem as responsabilidades inerentes as funções, fazendo com que as mesmas tenham em mente a necessidade de um aprendizado contínuo, a fim de não ficar
Dentro do processo de globalização podemos citar que as pessoas deverão estar mais preparadas para assumirem as responsabilidades inerentes às funções, fazendo com que as mesmas tenham em mente a necessidade de um aprendizado contínuo, a fim de não ficarem excluídas das novas necessidades das organizações, onde o conhecimento passa a ser uma exigência constante, fator essencial para garantia da empregabilidade, pois o conhecimento passa a ser obsoleto em pouco tempo.
Atualmente, valoriza-se um novo perfil que está para além do simples domínio de habilidades motoras e disposição para o cumprir de ordens. A modernização tecnológica tem exigido um preparo além do simples domínio de habilidades motoras e disposição para cumprir ordens, fazendo com que a educação continuada se tornasse uma nova prática considerada produtiva e competitiva para o trabalhador. Para ganhar no mercado competitivo é imprescindível "saber aprender" e ser capaz de ativar conhecimentos que habilitem a propor soluções criativas, bem como possuir atitudes inovadoras dentro da organização. Estamos em plena revolução do conhecimento onde o trabalho manual perde o valor, abrindo oportunidades para a experiência habilidosa e capacidade de abstração. A Capacidade de Aprender é fundamental para o setor empresarial que vive em constante reestruturação e mutação. O sujeito produtivo é aquele capaz de aprender e gerir uma realidade que está permanentemente em transição.
Segundo Reich (1999, p.12), o caminho do êxito para as empresas na nova economia passa por uma nova relação entre empregador e empregado. Na relação tradicional, as duas partes se comportavam como se uma estivesse sendo explorada pela outra. Agora a tendência é de cooperação, com consciência de que há dependência mútua, mas principalmente, benefícios a serem compartilhados.
Dentro da economia baseada na propriedade e no capital, devido à produção ser em massa, o poder absoluto da contratação era das empresas, que recrutavam e treinavam as pessoas e a divisão do trabalho era simples: o empregador mandava e os empregados obedeciam.
Agora com a economia baseada no conhecimento, onde as empresas precisam de competitividade, ou seja, flexibilidade, velocidade e criatividade, o profissional talentoso pode se dar ao luxo de escolher para quem e com quem quer trabalhar.
A preocupação das empresas é atrair e manter pessoas talentosas dos quais esperam compromisso total.


O profissional moderno



As empresas, a cada dia, estão à procura de profissionais que absorvam multi funções. Não basta ser profissional especialista em sua área de atuação. Há necessidade de se mesclar essa especialização com outras funções no âmbito de seu trabalho. Resumindo: hoje o profissional moderno precisa ser especialista e generalista.
Esse conceito induz o profissional a uma adaptação constante, sob pena de ser facilmente substituído frente às exigências do mercado atual. Por ser um assunto polêmico e muito discutido no momento, vale ressaltar algumas dicas para você manter-se atento às novas exigências:
1. Trabalhe a formação continuada;
2. Tenha sempre em mente seus objetivos profissionais;
3. Elabore metas para alcançar seus objetivos profissionais;
4. Fique atento as novas oportunidades internas e externas ao seu ambiente de trabalho.
Soma-se ainda que o profissional moderno precisa agregar alguns fatores essenciais para o desenvolvimento de sua carreira, ou seja:
 Aptidão a mudanças organizacionais;
 Capacidade de realização, percepção e priorização;
 Criatividade;
 Decisões assertivas em curto prazo;
 Capacidade para trabalhar sobre pressão;
 Flexibilidade;
 Liderança;
 Comunicação, organização e planejamento;
 Capacidade de atuação estratégica em processos na empresa;
 Familiaridade com novas tecnologias;
 Percepção de oportunidades com antecedência;
 Ambição de crescimento profissional;
 Ética profissional;
 Possuir perfil empreendedor.
O profissional não pode permanecer de forma passiva diante do mercado de trabalho, mas descobrir negócios nos quais possa ser inserido de acordo com as suas qualificações.
A administração de sua carreira, levando-se em conta a relação com o mercado de trabalho, deverá ser como a de um empresário independente. É coisa do passado pensar em ascensão profissional dentro de uma mesma empresa galgando apenas degraus hierárquicos. O profissional moderno deve assumir um comportamento voltado à auto-iniciativa, uma vez que as oportunidades estão, agora, espalhadas pelo mercado como um todo. Mantenha sua mente aberta e avalie sempre novas opções de trabalho, mesmo que elas estejam abaixo de suas atribuições como profissional. Afinal, não são poucas as exigências que se fazem necessárias para que se possa participar do mercado de trabalho da era do conhecimento.

Nenhum comentário: