segunda-feira, 6 de julho de 2009

CAMPOS DO JORDÃO / ESTRATÉGIA NO TURISMO INTERNO.







Campos do Jordão,sobrevive do turismo, formada por três núcleos que ao longo do vale se desenvolvem com a característica de Vilas: Abernéssia, Jaguaribe e Capivari. Abernéssia origina-se de "Aberdeen" e "Inverness", localidades escocesas que Robert John Reid, fundador do núcleo e natural da Escócia fez a fusão das duas palavras. Jaguaribe foi o primeiro núcleo a aparecer, quando ali Matheus da Costa Pinto fundou a Vila de São Matheus do Imbiri, em terras adquiridas do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão e que já eram chamadas de Campos do Jordão. Capivari surgiu no início do século pelos esforços urbanísticos e acurado planejamento de Emílio Ribas, hoje centro turístico da Estância.Na temporada de julho as ruas ficam totalmente interditadas devido ao grande número de pessoas circulando e aproveitando as delícias gastronômicas nos restaurantes ou saboreando um delicioso chocolate quente ou até mesmo um chopp artesanal no Baden Baden.
Entre paisagens pitorescas e exuberantes Campos do Jordão,tem sua várias facetas,recentemente de passagem por lá descobri outros murmurinhos,são três grandes vilas que cruzam a cidade,sendo a da badalação, a vila Capivari,onde se encontra o tradicional e o exótico,belas mulheres,homens elegantes e a busca pelo melhor consumo,seja pelas roupas de grifes típicas para época ou a gastronomia rigorosa e dentro dos padrões mais sofisticados e internacional,aos que visitam campos,existe outras alternativas mais simples e também atraentes, passear pelo pico de Itapeva,ou mesmo transitar e buscar a harmonia que a natureza do local nos propicia, tem um parque ecológico,denominado “Ducha de prata”.
Situada na Av. Roberto Simonsen próxima a Vila Inglesa, a Ducha de Prata é formada pelo Ribeirão do Salto, sendo um dos pontos turísticos mais antigos de Campos do Jordão. No local o turista pode saborear deliciosos doces caseiros, chocolates e encontra também variedades em malhas e artesanato. Outra opção,além das inúmeras de Campos,seria o teleférico , o embarque está situado no interior do Parque do Capivari, e através das cadeirinhas, o Teleférico da Estrada de Ferro leva o visitante até o topo do Morro do Elefante, onde se pode curtir o belo visual do centrinho do Capivari e de quase todos os bairros de Campos do Jordão. Com tudo isto ganha à prefeitura e o turista,pois diariamente,mesmo fora da temporada de inverno é maioria na escolha do seu entretenimento,por ser de custo mais baixo, os freqüentadores são de várias localidades do país.O passeio custa por volta de dez reais e dura uns 15 a 20 mnts sob uma altitude de quase 1200 m de altura, para as caravanas ou excursões a prefeitura disponibiliza um serviço,que inclui uma guia turística que os conduz a localidades diversificadas,incluindo degustação de chocolate,restaurantes de acordo com o perfil ou grupo que estão sendo acompanhado,o comércio de roupas típicas e até mesmo fabricadas,ou artesanais são distribuídos em vários pontos estratégicos,no pico de Itapeva,você pode comprar desde uma luva de linha a uma jaqueta mais glamorosa, com preços acessíveis e ao critério do bolso do freguês,diga-se turista. Com mais de 2.035 metros de altitude quem chega ao Pico do Itapeva se depara com uma deslumbrante vista para mais de 15 cidades do Vale do Paraíba com visão nítida em dias de inverno. Nos dias frios as temperaturas mais baixas são registradas no pico, podendo chegar até -6°C. O turista ainda pode se deliciar com os doces e adquirir uma bela malha no comércio local, o comércio mais alto do Brasil. Estão localizadas no Pico do Itapeva as torres de transmissão da TV TUPI e TV RECORD, ainda preservadas.

Jayesh Junior,especial para o blogger.

Nenhum comentário: